Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

O Programa possui as seguintes Áreas de Concentração:

1. AGROBIOLOGIA:

Estudos sobre a ecologia, caracterização de organismos, processos envolvendo organismos do solo e rizosfera e suas interações com espécies vegetais nos agrossistemas. Desenvolvimento de sistemas que considerem a componente biológica na produção de culturas de interesse econômico para o Mercosul.

Linhas de pesquisa:

  • ORGANISMOS: IDENTIFICAÇÃO, FISIOLOGIA, BIOQUÍMICA E INTERAÇÃO COM PLANTAS: Microorganismos e fauna edáfica, identificação e interação no solo e com espécies agrícolas importantes no Mercosul.Estudos de expressão gênica, biologia molecular, processos bioquímicos e comportamento fisiológico aplicados a FBN e crescimento vegetal.
  • TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO DE CULTURAS DE INTERESSE AGRÍCOLA PARA O MERCOSUL: Estudo das principais espécies vegetais de interesse econômico para o Mercosul, para desenvolvimento de sistemas de produção sustentáveis; manejo das culturas, da água e do solo; práticas de boa qualidade.


2. RECURSOS NATURAIS E PROTEÇÃO AMBIENTAL:

Tecnologias e inovações aplicadas ao estudo dos recursos naturais solo e água e avaliação de impactos e potencialidades do seu uso para atividades agrícolas e pecuárias. Utilização de ferramentas de modelagem e de sensoriamento remoto para predição, avaliação e identificação de riscos e potencialidades para os recursos solo e água, visando à produção agrícola.

Linhas de pesquisa:

  • AGROMATEMÁTICA: Aplicação de técnicas matemáticas na distribuição e uso dos recursos naturais água e solo para planejamento agrícola. Construção de modelos e simulação numérica de sistemas agroecológicos. Modelos estatísticos em ciências agrícolas e ambientais.
  • PROCESSOS DE DEGRADAÇÃO E INDICADORES AMBIENTAIS: Indicadores de impactos ambientais em solos e água e nos processos de degradação, tais como erosão, salinização, acidificação, assoreamento de mananciais e contaminação. Indicadores edáficos na gestão, auditoria e certificação ambiental.
  • SENSORES REMOTOS E GEOPROCESSAMENTO APLICADO:  Sensoriamento remoto aplicado ao planejamento ambiental, erosão do solo e índices de vegetação. Sensores remotos e fotogrametria em aplicações agronômicas e florestais. Geoprocessamento aplicado. Monitoramento e avaliação ambiental: princípios e aplicação.


3. PATOBIOLOGIA ANIMAL:

Desenvolvimento de métodos de diagnóstico e tratamento das principais enfermidades infecciosas, parasitárias, nutricionais e metabólicas que afetam os animais de produção e companhia dos países do Mercosul. O uso de novas substâncias de origem natural, sintética ou semi-sintética no combate a essas principais doenças possibilitará novas alternativas de tratamento, bem como, a associação com fármacos já conhecidos permitindo avanços científicos e tecnológicos, incluindo o registro de patentes, para os dois países.

Linhas de pesquisa:

  • PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS COM APLICAÇÃO NA AGROPECUÁRIA: Produtos naturais no controle de doenças em animais ou vegetais em agropecuária. Estudo fitoquímico da fauna e flora nativas e taxonomia química das famílias, metabólitos e farmacologia. Síntese e avaliação de atividades biológicas frente a patógenos.
  • SAÚDE E DOENÇA EM ANIMAIS: Fatores determinantes do processo saúde-doença em animais, diagnóstico e avaliação dos mecanismos de alterações patológicas, prevenção e diagnóstico no controle de enfermidades. Detecção e epidemiologia, biologia de patógenos e microrganismos toxígenos.


4. POLÍTICAS PÚBLICAS COMPARADAS:

Análise comparativa entre o Brasil e a Argentina, no referido à formação das estruturas agrárias, nas suas dimensões produtivas, territoriais e sociais, nas análises institucionais que referem à matriz de formulação e implementação das políticas públicas, e à configuração dos sujeitos sociais e políticos que disputam pela orientação e apropriação dessas políticas públicas.

Linhas de pesquisa:

  • DESENVOLVIMENTO REGIONAL E ARRANJO PRODUTIVO LOCAL: APLs e Desenvolvimento: estudo comparado de experiências brasileiras e argentinas. A gestão social no estabelecimento de políticas públicas. Análise organizacional: perspectivas no Mercosul.

  • POLÍTICAS COMPARADAS NO MERCOSUL: Examinar e analisar, comparativamente, os processos de formulação, concertação e implementação de políticas dos países do Mercosul, incluindo políticas agrícolas, agrárias e rurais, ambientais, agro-alimentares e de ciência e tecnologia.

 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras